HIDRATAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Naiara Silva
  • Eliana Silva
  • Amanda Naves
  • Bruno Borges
  • Gismar Rodrigues

Resumo

            A prática de atividades físicas em condição atmosférica desfavorável pode causar estresse térmico imposto pelo calor o que pode modificar a capacidade de desempenho do indivíduo, alterando as funções metabólicas e fisiológicas em situações de prática de atividades físicas ( MARINS, 1996).

            A presente revisão de literatura tem como objetivo avaliar a importância da hidratação no contexto da prática de atividades físicas.

 

Referências

. BONFIM,L.K.; ENOKIDA,D.M. A Importância da Hidratação em Praticantes de Atividades Físicas: Um Ensaio Clínico Revista Thêma Et. Scientia v.12,n.1, Jan/Jun 2012.

COSTA,N.M.B.; FERREIRA,F.G.; ALVES,K. Efeito do Nível de Condicionamento Físico e da Hidratação Oral Sobre a Homeostose Hídrica em Exercício Aeróbico Revista Bras. Med. Esporte, v.16,n.3, 2010.

MARINS,J.C.B. Exercício Físico e Calor Implicações Fisiológicos e Procedimento de Hidratação Revista de Atividade Física e Saúde v.1, n.3,pag.26-38,1996.

MARINS,J.C.B.; DANTAS,E.H.M.; NAVARRO,S.Z. Diferentes Tipos de Hidratação Durante o Exercício Prolongado e sua Influência Sobre o Sódio Plasmático Rev. Bras. Ciên. E Mov. Brasília v. 11, n. 1, p. 13-22, janeiro 2003.

MCRDLE,W.D.; KATCH,F.I; KATCH,V.L Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio De Janeiro: Guanabara koogan 6ª edição p. 75-80, 2008.

MOREIRA,C.A.M.; GOMES,A.C.V.; GARCIA,E.S.; RODRIGUES,L.O.C. Hidratação Durante o Exercício: a Sede é Suficiente? Revista Brasileira Med Esporte v.12,n.6, 2006.

Downloads

Publicado

2014-01-18